Falso policial

Homem que fingia ser policial federal em SG é preso

No celular dele, também foi encontrado material de abuso sexual

Ele foi preso nesta terça-feira (24)
Ele foi preso nesta terça-feira (24) |  Foto: Péricles Cutrim

Um homem que se passava por policial federal foi preso por agentes da corporação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (24), no bairro do Alcântara, em São Gonçalo. Ele foi localizado durante a Operação Frank. No celular do falso policial, identificado como Pablo Figueiredo, foram encontradas fotos dele com distintito, uma suposta arma de fogo e roupas de policial, além de um material que continha imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes. 

Segundo informações da Polícia Federal, o homem fingiu dar apoio e segurança em uma das zonas eleitorais de São Gonçalo nas últimas eleições. Na ocasião, ele foi até o local usando uniforme da corporação, um distintito e uma suposta arma de fogo. Ele também tirava fotos na frente da sede da Polícia Federal e usava de seu falso cargo para conseguir dinheiro e um carro de terceiros.

Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão, ambos expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói.

Ele responderá pelos crimes de falsificação do selo ou sinal público e armazenamento de conteúdo pornográfico infanto-juvenil, já que em seu celular também foram localizadas fotos de crianças e adolescentes sendo abusadas sexualmente. As penas máximas somam 10 anos de reclusão.

O criminoso já havia sido alvo de uma ação da PF em agosto deste ano, quando policiais federais apreenderam um aparelho celular, algemas, calça tática, coturno, colete tático com símbolo da corporação e a inscrição 'polícia federal', duas camisas com símbolos da PF, coldres, um simulacro de arma de fogo, dois rádios comunicadores, além de outros acessórios que eram utilizados pelo preso.

O nome da operação faz referência ao filme “Prenda-me Se For Capaz”, o qual retrata a trajetória de Frank Abagnale Jr. O protagonista em questão exerce múltiplas profissões de forma fraudulenta, mas acaba sendo preso pelo agente do FBI Carl Hanratty, que usa todos os meios que possui ao seu dispor para encontrar Frank e capturá-lo.

< Capa do dia - 24/10/2023 Ônibus queimados no Rio geram prejuízo de mais de R$ 35 milhões <